quinta-feira, 3 de abril de 2008

"Villa Mosaico"

Caros Amigos e Leitores, apartir de hoje dia 03/04/2008, convidamos a todos a conhecer um novo conceito para decoração de interiores e os mais diversos tipos de acessórios em mosaico. A Villa Mosaico fundada em Julho de 2007 por "José Roberto Brites Figueiredo", surgiu da necessidade de inovação no que se refere a trabalhos em mosaico. O Dono analisando uma necessidade do mercado bauruense em inovar e diversificar o conceito de artigos em mosaico (Trabalho artesanal onde pastilhas e azulejos são colocados de forma manual, com o intuito de formar figuras e formas) traz para Bauru o seu trabalho. A Villa Mosaico situada no bairro Vila Aeroporto a Rua Saint Martin, 27-11, sala 1 tem uma grande gama de produtos e opções em mosaico, que são feitos pelo próprio proprietário e totalmente personalizados ou seja de acordo com a preferência e escolha de vossos clientes. Mesas giratórias, relógios de parede, números residenciais e comerciais, molduras para espelhos dentre outros produtos são as especialidades da Villa Mosaico. Portanto apartir de agora além de nossos produtos, você pode acessar o nosso blog e atualizar - se sobre nossas novidades. Estaremos também informando sobre tudo que a de novo no mundo do mosaico e novidades sobre nossa linha de produtos. Os Trabalhos de José Roberto já começam a ser reconhecidos pela cidade e as encomendas não param de chegar aumentando ainda mais a fama da Villa Mosaico que em menos de um ano de vida já conquistou inúmeros clientes e amigos.

Venha nos fazer uma visita ou nos contate pelos telefones:

(14) 3018-8768 / 8132-5353



12 comentários:

Villa Mosaico disse...

Esse blog ficou, muito bom mas acho que bom mesmo é quem o fez. HAHAHA!!! Beijos e Parabéns pelo Blog.

Andre

Multicultural-Paulista disse...

Roberto,
Adorei o blog e, principalmente o seu trabalho!!!
Que artista você é! Faz coisas belíssimas!!
Desejo que mais e mais pessoas tenham o privilégio de conhecer o Villa Mosaico e vcs façam sempre muitooooo sucesso!!!
Um grande beijo,
Adriana

Anônimo disse...

Parabens pelo blog. Agora poderemos ter informações atualizadas dos trabalhos. Mosaico é uma arte antiga que chega até os nossos dias como um elemento de decoração. Pelos exemplos mostrados aqui, podemos ver a beleza desta arte.
Parabens Roberto, pela criatividade dos seus trabalhos, e continue acrescentando no blog novas sugestões de objetos. Muito sucesso para Villa Mosaico!!!

Celeste e Dalmo

Anônimo disse...

História do Mosaico

O mosaico é uma arte muito antiga, datada de 2500 a .C. Na época da civilização mesopotâmica, os sumérios usavam pequenos fragmentos esmaltados de cerâmica para decorar colunas e paredes. A técnica do mosaico alcançou seu ápice no século V a.C. com as decorações dos assoalhos em Pella, antiga capital da Macedônia. Com a introdução do corte de pedra em fragmentos (tesselas) no século III a.C, o uso dos seixos foi sendo substituído progressivamente.

A origem das tesselas é ainda incerta. Algumas fontes apontam a Sicília como o lugar de origem, enquanto outras citam a Alexandria. Devido a grande expansão urbana ocorrida durante a época do Império Romano, a demanda de assoalhos em mosaico disparou, expandindo seu uso para o interior das construções da época. Reduzindo a gama de cores para apenas duas: preta e branca, a produção do mosaico tornou-se mais fácil e mais barata. Uma técnica difundida em meados do século era o uso de uma tira trançada que, da borda do assoalho, expandia moldando figuras em "emblemas" independentes.

Essa técnica foi popular durante todo o Império Romano, onde cópias de mosaico do mesmo assunto foram encontradas separadamente em lugares distantes.

Além do assoalho, o mosaico foi empregado em outras finalidades, tais como, na decoração de fontes, pequenas colunas e tetos. Marcando assim, o nascimento do musivum do opus durante o último século da República Romana. Esse opus foi usado largamente na decoração de edificações especiais, onde cobria paredes inteiras e pequenas colunas, como na casa de Netuno e Anfitrytis em Ercolano. Mas foi em Ravenna nos séculos V e VI, que pela primeira vez, essa forma de arte alcançou sua expressão mais elevada e independente artisticamente.

Como os mosaicos do assoalho voltaram-se aos mosaicos em paredes e em abóbadas de igrejas, essa expressão artística foi comparada diretamente com a pintura. Essa comparação trouxe a necessidade de se criar uma própria identidade, conduzindo ao estabelecimento de uma consciência nova, buscando uma originalidade artística.

Enquanto por um lado, esses elementos estilísticos marcaram o declínio progressivo das decorações romanas do assoalho, por outro, sancionaram o sucesso impressionante dos mosaicos cristãos das paredes, nos séculos IV e V, porque era um meio perfeito de expressar os conceitos religiosos novos e o espiritualismo de uma forma tangível.

De todos os mosaicos existentes da época, os maiores em paredes datam do período de Constantino, as decorações das paredes e dos tetos com tesselas de vidro ( musivum do opus) embelezam edifícios religiosos cristãos, somente os exemplos raros sobreviveram. A maioria dos estudiosos acredita que a origem dessa técnica ( musivum do opus) , pode ser uma criação típica do gosto e da arte romana.

Em Roma, Nero e seus arquitetos inovaram a extensão dos mosaicos refinados, utilizando-os para cobrir superfícies de paredes e tetos.

Quando as basílicas cristãs começaram a ser construídas, os mosaicos da parede e do teto foram adaptados aos usos cristãos. O grande desenvolvimento de mosaicos cristãos se desencadeou no Império Bizantino incluindo seu posto avançado no Exarchate de Ravenna e de seus territórios na Sicília, e em Veneza.

A arquitetura islâmica seria a próxima herança dessa técnica. Os complexos projetos geométricos usados para decorar edificações no mundo islâmico eram produzidos freqüentemente com mosaicos. O processo é conhecido como o zillij na África do Norte e em qashani mais para o leste. Alguns dos melhores exemplos de mosaico islâmico foram produzidos em Moorish, Espanha, e são ainda vistos no Alhambra. O ofício continuou através dos tempos, e também popular na tradição ortodoxa oriental, e se estendeu pela Rússia, onde Moscou reivindicou suceder Constantinopla como a "terceira Roma".

Ravenna, junto com Roma, Veneza e algumas áreas da Sicília tem um papel importante na arte do mosaico, influenciada profundamente por essa experiência artística durante toda sua história. O fim do século XII viu o emergir de um tipo novo de mosaico chamado Cosmatesco. A decoração era inspirada em motivos árabes e consistia em padrões geométricos muito coloridos, essa realização exigiu um esforço considerável devido a sua execução minuciosa.

Essa técnica emprestou-se a muitas aplicações e foi usada para a decoração de rosetas, coluna e de assoalhos inteiros. O século XIV viu um deslocamento do amor da decoração que tinha caracterizado os séculos precedentes, assim somente os exemplos raros desta arte foram documentados. Com o delle Pietre Dure de Opificio (oficina de pedras duras) em Florença apareceu o Fiorentino ou o tarsia do commesso : trabalhos especiais nas pedras duras, compostas de muitos elementos pequenos que juntos davam forma a uma composição geralmente lisa.

Durante o século XVIII, em um período de declínio geral da expressão artística do mosaico, surgiu uma forma de trabalho pequena e portátil do mosaico ( mosaico minuto ), feito com pequenas tesselas, uma inovação desta arte. A Revolução Industrial, nos meados do século XIX, trouxe o fim das atividades artesanais, dessa forma, somente os mosaicos feitos para o teatro da ópera em Paris despertaram algum interesse na técnica. Os mosaicos foram aplicados no reverso, com colagem no papel.

Esse método, chamado "reverso" ou "indireto", é ainda utilizado. A técnica baixou o custo de execução do mosaico, mas também a qualidade, que certamente não foram comparáveis às maravilhosas paredes dos tempos de Ravenna. A industrialização progressiva dos mosaicos, com o uso crescente de métodos em linha de produção, possibilitou empregar uma força de trabalho menos hábil, assim culminando na deterioração quase total da tradição antiga e gloriosa do mosaico.

Somente no século XX ocorreu um período de agitação cultural, abrindo a experimentação de técnicas artísticas novas, onde o poder expressivo dos mosaicos foi reconhecido. Na virada do século, artistas como: Antoni Gaudì (1852-1926), Gustav Klimt (1862-1918) e Gino Severini (1883-1966) aproximaram-se do mosaico e compreenderam sua verdadeira essência. Klimt, que visitou Ravenna no princípio do século, encontrou nos mosaicos dessa cidade a compreensão da arte Bizantina. Antoni Gaudì, mais do que um arquiteto, empregou o mosaico no interior e exterior de suas construções. Conseguiu efeitos impressionantes em alguns de seus trabalhos, tal como o parque de Guell (1900-1914) em Barcelona.

O trabalho dessas duas personalidades, junto com os do grande Severini, para quem o l'Istituto Statale d'Arte per il mosaico di Ravenna (Instituto da Arte em Mosaico de Ravenna) foi dedicado, resgatou o interesse pela arte do mosaico no século XX.

Anônimo disse...

Amigos, Roberto e Lucia, amei o blog, parabens, até passei pro meu grupo do yahoo para visitarem e conhecerem sobre mosaico...
estou orgulhosa de vcs, sucesso e Deus abençoe vcs cada vez mais...
beijussssssssss
Anne

Anônimo disse...

Para meu pai,
Me surpreendi com seu trabalho, uma pessoa que por diversas vezes ultrapassou os obstaculos, mostra mais uma vez que e capaz de muito mais!!! Lindo o trabalho, aguardo pelo meu "presente de mosaico" ahahah....Parabens e nao se esqueca que torco por voce!!!! Beijos, sua filha Adriana

Anônimo disse...

Roberto,
você está de parabéns! O blog ficou super bom. As peças são de bom gosto e muito lindas! Que Deus continue a inspirar você com muita criatividade. Fique firme e vá em frente. Muito sucesso pra você!!!
Obrigada por compartilhar o seu trabalho conosco. Estamos felizes por você.
Deise e Lincoln

Anônimo disse...

Fiquei feliz ao ver seu blog, espero sempre novidades e que sua arte possa alcançar e estar em lugares que você nem imagina.
desejo sucesso pra você.
Um grande abraço.
Mario

lansucci disse...

Muito bom!
Bendito seja Deus que criou o ser humano com muita criatividade (e alguns com senso de beleza,hehe).
Parabéns e mostre mais!
Alaine

Unknown disse...

Cunhado,
Você está de parabéns, pelo belo trabalho que tem feito. Desejo muita sorte e sucesso. Abs. Cesar Abicair

Unknown disse...

OOOIIII!!!! PARABENS, FIQUEI SURPRESA, NÃO SABIA DE MAIS ESTE SEU DOM. DEVERIA DIVULGAR MAIS, SO AGORA FIQUEI SABENDO. SABE, PROCUREI MUITO UMA MESA GIRATÓRIA PORQUE MINHA MESA DA SALA DE JANTAR É QUADRADA E MUITO GRANDE. NAO SABIA QUE VCE FAZIA, AGORA: TARDE PIASTE, COMPREI UMA HA UM MES MAIS OU MENOS. VOU PASSAR AI PARA TE VER E CONHECER TEU TRABALHO. BJ E FICA COM DEUS.

Aurelio disse...

Parabéns

Mais do que um Blog bem montado, mostra peças de grande beleza e detalhamento técnico.
Novamente, Parabens.
E Brite, se precisar afiar suas torqueses, conte comigo: (11) 4795.35.23 , 11- 9219.36.60 ou palma.aurelio@ig.com.br

Auelio